Região

Passos Detalhados para Acreditar seu Programa de Ensino

PDC Accreditation Existem quatro passos para o processo:

PASSO 1. Carta de Intenções / Resumo Executivo

  • A instituição requerente inicia o processo enviando uma carta de intençõesem inglês – para oDepartamento de Programas de Acreditação do GAC.
  • Esta carta deve incluir um resumocom os seguintes dados:

    Uma declaração completa de requisitos acadêmicos para atender o programa de graduação, incluindo uma lista de disciplinas obrigatórias e eletivas exigidas para cada curso;

    O nome completo da instituição e escola / faculdade / departamento da instituição que está fazendo o pedido;

    Título e uma breve e exata descrição do(s) grau(s) que são conferidos após a conclusão do(s) programa(s). O candidato deverá indicar claramente o formato principal de distribuição para cada grau apresentado para credenciamento;

    A razão pela qual o programa está buscando credenciamento do GAC neste momento;

    Uma declaração constatando que o programa de graduação requerente é ministrado dentro de uma instituição de ensino superior credenciado por uma agência de acreditação reconhecida ou órgão governamental competente, e que a instituição está legalmente autorizada, nos termos da legislação aplicável, para conferir graus do ensino superior;

    Uma descrição da estrutura administrativa do programa, incluindo orçamento;

    Uma declaração da missão ou visão do programa;

    Uma declaração detalhando da política de admissão para o programa;

    Uma descrição de quaisquer incentivos especiais para a entrada, oferecidos para atrair os estudantes para o programa;

    Uma descrição do mercado educacional (perfil de estudantes que se matriculam e se formam no(s) programa(s) da instituição requerente);

    Uma declaração de que o(s) programa(s) está em vigor por um período mínimo de dois anos, com pelo menos uma turma formada, incluindo o número de diplomados;

    A data aproximada em que o requerente pretende apresentar o seu relatório de autoavaliação.

    O(s) nome(s) das referências do dado programa na instituição requerente (favor incluir o nome(s), título(s), endereço, número de telefone(s) e endereço(s) de email);

  • Após o recebimento, a carta de intenções é revisada pelo GAC para checar sua conformidade às regras do mesmo. Se a carta estiver em conformidade, o programa requerente será informado e poderá começar a trabalhar em seu Relatório de Auto-avaliação. Além disso, uma vez que a carta de intenções for aceita, os candidatos serão classificados como "Programas Candidatos ao GAC," e terão seus programas destacados na área GAC do site PMI.org. Estes também começarão a receber mensagens informativas do GAC a respeito do processo de acreditação, bem como o boletim mensal do GAC.
  • Para obter mais informações, consulte o Manual do GAC de Acreditação dos Cursos em Gerenciamento de Projetos – Terceira Edição (em inglês).
  • Faça o download de um modelo de Carta de Intenção/Resumo (em inglês) ou em Português (apenas para referência) & Instruções para o Preenchimento da Carta de Intenções do GAC (em inglês).

PASSO 2. Elaboração do Relatório de Auto avaliação

O processo de autoavaliação é um desafio para o requerente, pois o obriga a refletir e fornecer informações sobre os objetivos e eficácia do seu(s) programa(s). Os candidatos têm até seis meses para preparar e apresentar este relatório com dados que demonstrem que os padrões de acreditação da GAC estão sendo cumpridos pelo programa.
O relatório inclui informações como:

  • Missão
  • Demonstração de realização da missão
  • Comunidade acadêmica /professores e funcionários
  • Serviços de apoio ao estudante
  • Seleção de estudantes
  • Resultados do programa
  • Principais resultados de aprendizagem em gerenciamento de projetos
  • Critérios de desempenho do aluno
  • Biblioteca/Centros de recursos de aprendizagem, inovações e tecnologias educacionais
  • Recursos financeiros, instalações e equipamentos

Depois de concluído, a instituição requerente envia cópias impressas, bem como uma cópia eletrônica do relatório de auto avaliação ao Departamento de Programas de Acreditação do GAC no PMI. Após o recebimento, as cópias são encaminhadas para todos os membros da diretoria do GAC para análise e consideração. Após a aceitação do relatório, o programa requerente é notificado e a visita ao local é agendada.

Para ajudar os candidatos com o processo de autoavaliação do Relatório, faça o download do Modelo de Relatório de Auto-avaliação (em inglês).

PASSO 3. Visita de Avaliação a Instituição

As datas da visita local são agendadas entre o GAC e a instituição requerente. As equipes que farão a visita são normalmente formadas por um chefe de equipe e um ou dois membros adicionais. Pelo menos um membro da equipe será um profissional de gerenciamento de projetos, e outro será da comunidade acadêmica. Durante a visita local, os membros da equipe:

  • Verificam as informações apresentadas no Relatório de Auto-avaliação;
  • Fazem um acompanhamento sobre todas as questões levantadas pelo conselho do GAC durante a revisão do relatório de auto-avaliação;
  • Dedicam tempo para entrevistar os principais representantes administrativos, representantes do programa, docentes e alunos que estão matriculados ou que se formaram no programa;
  • Verificam instalações de sala de aula, recursos de biblioteca e outros recursos utilizados para apoiar o programa

As visitas locais do GAC requerem normalmente de dois a três dias úteis para serem concluídas. A instituição requerente é responsável pela hospedagem e todas as despesas associadas com a visita. Ao término da visita, a equipe apresenta suas conclusões para ainstituiçãorequerente como um feedback. O relatório da última visita local e as recomendações são então encaminhadas ao conselho de administração do GAC para uma decisão final.

Os candidatos são notificados por escrito sobre a decisão em um prazo de 30 dias a partir da decisão do conselho de administração do GAC

Nota: Esta informação serve como uma breve descrição do processo de acreditação. Para todos os detalhes, faça o download do Manual do GAC de Acreditação dos Cursos em Gerenciamento de Projetos – Terceira Edição (em inglês) ou entre em contato com a gac@pmi.org (em inglês).

PASSO 4. A Decisão do GAC

Após receber o relatório de visita local, a diretoria do GAC toma a sua decisão final na sua próxima reunião regularmente agendada,a respeito de um novo programa da instituição requerente. A decisão é baseada nas provas coletadas e apresentadas pela carta de intenções, relatório de autoavaliação e pela equipe de visita local. A diretoria do GAC, em seguida, vota em uma das seguintes opções:

  1. Conceder acreditação
  2. Adiar acreditação
  3. Negar acreditação

Informação e Recursos de Acreditação

Programas que desejam se candidatar a acreditação GAC são encorajados a inscrever-se para receber e-mails periódicos com informações sobre os próximos eventos e novos programas acreditados. Também vamos enviar novos estudos de caso, artigos e relatórios de pesquisa que possamlhe ajudar a entender os benefícios do credenciamento no GAC, além de se preparar para alcançá-lo o quanto antes.

Você também é incentivado a definir um mentor voluntário do GAC, que concorde em fornecer orientação no processo. Por favor, preencha a ficha de inscrição acima, se você quiser saber mais sobre como obter um mentor voluntário do GAC. Quando preencher o formulário, por favor, indique que você deseja ser contatado por um representante do GAC.

Recurso de uma decisão do GAC: Qualquer rejeição/negação da acreditação pode ser questionada de acordo com o processo de recurso estabelecido pelo Conselho do GAC. Faça o download do “GAC Appeals PolicyandProcess” (em inglês) para mais informações.

Reclamações contra um Programa Acreditado pelo GAC: O GAC está preocupado com a manutenção da integridade e desempenho dos seus programas acreditados. Baixe o “GAC ComplaintPolicyandProcess” (em inglês) para mais informações sobre como apresentar uma queixa contra um programa credenciado. 2011/11/18.