Região

Centro de Acreditação Global para GAC

Criado pelo PMI em 2001, o Centro Global de Acreditação para Programas Educacionais em Gerenciamento de Projetos (GAC) é uma entidade especializada que concede acreditações a programas educacionais no nível de bacharelado, especialização, mestrado e doutorado no campo do gerenciamento de projetos que são oferecidos em instituições de ensino superior de todo mundo.

Ao longo dos últimos 20 anos, a disciplina de gerenciamento de projetos tem se tornado cada vez mais reconhecida no mundo acadêmico.

Em 1994, foram identificadas somente 2 programas de bacharelado em gerenciamento de projetos e 9 de mestrado. A maioria em gerenciamento de construções. Em 2009 esse número havia crescido para mais de 640 cursos em 456 instituições em todo o mundo. O programa foi bastante ampliado, incluindo o gerenciamento de construção, gerenciamento de negócios, arquitetura, engenharia e tecnologia da informação. Este crescente interesse na profissão sinaliza a ncessidade de padrões mais elevados na educação de gerenciamento de projeots; desta forma, houve a criação do Programa GAC.

Veja uma lista dos programas de Cursos Acreditados pelo GAC ou saiba mais sobre a rede Acadêmica do GAC.

Faça download do GAC Handbook e entenda o processo completo para fazer parte.

Faça download do folheto do programa GAC (em inglês)


Missão do Centro de Acreditação Global

Promover a excelência na educação do gerenciamento de projetos em todo o mundo por meio da colaboração e através do apoio às instituições acadêmicas, e principalmente, através da acreditação de programas acadêmicos.

Principal Objetivo da Acreditação GAC

Garantir que os programas educacionais em gerenciamento de projetos, "Acreditados pelo GAC", preparem os alunos de forma adequada, para possam atender às demandas por profissionais qualificados da área de gerenciamento de projetos.

Conselho Diretivo do Centro Global de Acreditação

O Conselho Diretivo do GAC funciona como um órgão de tomada de decisão política em todos os assuntos relacionados à Acreditação de programas acadêmicos do GAC no âmbito do gerenciamento de projetos. É o único responsável por todas as decisões tomada, dentre as quais destacam-se:

  • Desenvolver e aprimorar os padrões e orientações para a avaliação da efetividade dos programas no âmbito da educação em gerenciamento de projetos, assim como fomentar a excelência no mesmo;
  • Desenvolver e manter políticas e procedimentos nos processos de visitas as instituições e outras documentações apropriadas para apoiar a acreditação do GAC;
  • Receber, avaliar, arbritar e decidir sobre apelações escritas de qualquer programa que seja candidato à acreditação quando o mesmo está recorrendo de uma decisão do GAC;
  • O GAC tem autoridade final para a concessão de Acreditação a programas acadêmicos candidatos no âmbito do gerenciamento de projetos.

Os membros do Conselho Diretivo podem ocupar o cargo por três mandatos consecutivos de três anos. O Conselho Diretivo do GAC busca um equilíbrio entre membros de uma região geográfica, assim como profissionais e acadêmicos.