Região

Perguntas Frequentes de Direitos e Permissões de Uso

  1. O que é direito autoral? Quais publicações do PMI possuem direitos autorais?
  2. O que é uma permissão de uso e quando preciso solicitá-la?
  3. Se eu parafrasear qualquer parte de um material sujeito aos direitos autorais do PMI, preciso solicitar uma permissão de uso?
  4. Se eu fizer um novo desenho de uma figura, tabela ou gráfico de um trabalho do PMI protegido por direitos autorias, preciso solicitar uma permissão de uso?
  5. Sou autor ou coautor de um trabalho do PMI. Preciso solicitar uma permissão de uso  para utilizar novamente o  meu trabalho?
  6. Posso fazer uma fotocópia de uma publicação do PMI para outras pessoas do meu escritório ou grupo de estudo?
  7. Posso postar uma cópia do Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Quarta Edição?
  8. Posso traduzir o Guia PMBOK® ou outro padrão do PMI?
  9. Quando tempo dura o processo de solicitação de permissão de uso?
  10. O que acontece depois de eu ter enviado ao PMI o formulário de solicitação de permissão de uso preenchido?
  11. Posso usar o logotipo do PMI?

  1. O que é direito autoral? Quais publicações do PMI possuem direitos autorais?

    As Leis de Direitos Autorais dão ao autor ou criador de uma obra original o direito exclusivo de reproduzir, distribuir ou utilizar o trabalho de qualquer outra forma por um determinado tempo. O autor pode conceber legalmente seus direitos a um terceiro que, neste caso, torna-se o detentor do direito autoral. A Lei de Direitos Autorais garante ao PMI o direito autoral de todas as normas, periódicos e livros que produz ou edita, sendo necessária, dessa forma, sua permissão para o uso desse material. 
    Voltar ao topo

  2. O que é uma permissão e quando preciso solicitá-la?

    Permissão é uma autorização dada pelo PMI tanto para fazer cópias de materiais sujeitos a direitos autorais, quanto para se reproduzir parte ou a totalidade de um material com direitos autorais. Se você quiser usar qualquer trecho de um material com direitos autorais – seja no formato impresso ou eletrônico – você deve primeiro obter uma permissão escrita e pagar a devida taxa de permissão quando for o caso.

    Você deve informar ao PMI o que você gostaria de fazer através do preenchimento e envio do Formulário de Pedido de Permissão de Uso do PMI (em inglês). Por favor, responda a todas as perguntas com respostas completas. Todos os pedidos devem ser enviados por meio desse formulário. Somente os pedidos enviados através do Copyright Clearance Center não precisam ser enviados ao PMI.

    Se você ainda não está certo se deve ou não solicitar uma permissão de uso, você deve enviar um formulário de solicitação de permissão de uso e aguardar por uma resposta antes de usar os materiais do PMI.

    Nota: O envio de um formulário de solicitação de permissão de uso não implica uma concessão de uso dos materiais solicitados.
    Voltar ao topo

  3. Se eu parafrasear qualquer parte de um material sujeito aos direitos autorais do PMI, preciso solicitar uma permissão de uso?

    Sim. Você deve fazer referência à fonte original se você parafraseia. Uma paráfrase não deve ser feita para evitar a solicitação de permissão de uso junto ao PMI. O PMI solicita que aqueles que estejam fazendo paráfrases dos materiais, que solicitem uma permissão de uso para evitar a infração dos direitos autorais. Veja o Formulário de Pedido de Permissão de Uso do PMI (em inglês).
    Voltar ao topo

  4. Se eu fizer um novo desenho de uma figura, tabela ou gráfico de um trabalho do PMI protegido por direitas autorais preciso solicitar uma permissão?

    Sim, copiar a mesma estrutura ou o conteúdo de gráficos ainda constitui uma referência direta. Você deve dar crédito à fonte original. O PMI solicita àqueles que fazem um novo desenho de figuras/tabelas/gráficos que solicitem uma permissão de uso para evitar a infração dos direitos autorais. Veja o Formulário de Pedido de Permissão de Uso do PMI (em inglês).
    Voltar ao topo

  5. Sou autor ou co-autor de um trabalho do PMI. Preciso solicitar permissão para utilizar novamente meu trabalho?

    Sim. Autores devem solicitar uma permissão de uso para utilizar novamente o material de seus próprios trabalhos. Entretanto, a permissão não será negada sem uma justificativa. Veja o Formulário de Pedido de Permissão de Uso do PMI (em inglês). Os autores não precisam pagar taxas para usar sem próprios trabalhos. Autores dos guias de Seminários e Conferências ou dos guias de Conferência de Pesquisa não precisam solicitar permissão de uso ao PMI para reutilizar seus trabalhos.
    Voltar ao topo

  6. Posso fazer uma fotocópia de uma publicação do PMI para outras pessoas do meu escritório ou grupo de estudo?

    Não. O PMI gentilmente fornece cópias de cortesia das publicações do PMI para todos os membros do PMI como um bônus pela associação. Essas cópias de cortesia são para uso pessoal e não podem ser reproduzidas ou divulgadas a terceiros. Não membros são encorajados a adquirir publicações do PMI na área de  Compras ou no Atendimento ao Cliente por e-mail.
    Voltar ao topo

  7. Posso postar uma cópia do Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Quarta Edição?

    Aqueles que desejam publicar o Guia PMBOK® ou outra publicação do PMI em um website devem obter um Acordo de Licença para Site e pagar as devidas taxas. Para isso, complete e envie o Formulário de Pedido de Permissão do PMI (em inglês).
    Voltar ao topo

  8. Posso traduzir o Guia PMBOK® ou outro padrão do PMI?

    O PMI possui traduções oficiais da Quarta Edição do Guia PMBOK® publicadas em árabe, chinês simplificado, francês, alemão, italiano, japonês, português brasileiro, russo e espanhol. Elas estão à venda na área de Compras. Portanto, o PMI não irá conceder permissão para a tradução do Guia PMBOK® em uma dessas línguas. Entretanto, se você deseja traduzir o Formulário de Pedido de Permissão do PMI (em inglês) ou algum outro padrão do PMI em outra língua, por favor, faça o processo de pedido de permissão.
    Voltar ao topo

  9. Quando tempo dura o processo de solicitação de permissão?

    Dependendo da complexidade do pedido, esse processo pode levar somente uma ou até quatro semanas. Para garantir que sua solicitação seja atendida da melhor forma possível, preencha todo o Formulário de Pedido de Permissão do PMI (em inglês). Por favor, avise-nos de qualquer prazo relacionado ao material solicitado.

    Para informações adicionais ou específicas sobre permissões, por favor, envie um e-mail para o PMI.
    Voltar ao topo

  10. O que acontece depois de eu ter enviado ao PMI o formulário de solicitação de permissão preenchido?

    Você não receberá uma resposta imediatamente. Seu formulário preenchido será revisado na ordem em que for recebido. Após a revisão, um representante do Departamento Jurídico do PMI e/ou um assistente de permissões entrará em contato com você para maiores esclarecimentos ou para informá-lo se o seu pedido foi aceito, assim como o valor total das taxas se for o caso.

    Uma vez que todos os termos foram estabelecidos, um acordo de permissões será elaborado e enviado a você. Quando o acordo for totalmente executado e as taxas forem pagas, a permissão entrará em vigor nos termos do acordo.
    Voltar ao topo

  11. Posso usar o logotipo do PMI?

    A permissão para a utilização do logotipo do PMI só será concedida àqueles que preencherem o Formulário de Pedido de Permissão do PMI (em inglês). O logotipo do PMI só pode ser usado em websites que fazem o link direto do logotipo com a homepage do PMI. Todos os outros pedidos para uso do logotipo do PMI serão negados.
    Voltar ao topo