Região

Estudos de Caso

Estudos de Caso em Gerenciamento de Projetos

O PMI oferece vários estudos de caso para exemplificar o uso efetivo das metodologias de gerenciamento de projetos. Retratados em uma variedade de setores industriais e regiões, os estudo de caso apresentam os desafios, as melhorias práticas e a lições aprendidas.

Estudos de Caso em Português

  • Ministério de Obras Públicas do Chile – Construção de quatro estádios novos conforme normas da FIFA e seguindo as boas práticas do Guia PMBOK® em tempo recorde, para o Mundial Feminino sub-20.
  • Volkswagen México – Na produção de componentes para o automóvel Jetta, foram utilizas técnicas de gerenciamento de projetos baseadas no Guia PMBOK® e um diretor de projetos certificado PMP®.
  • Lenovo – Como a Lenovo, utilizando o gerenciamento de projetos, melhorou a execução da estratégia e sua competitividade no mercado.
  • Maior Pista de Pouso dos EUA: Aeroporto internacional de Denver – Construção da maior pista de pouso dos EUA em Denver, finalizando antes do prazo e gastando menos do que o previsto.

Estudos de Caso em Inglês

O PMI possui mais de 30 estudos de caso (em inglês) para lhe auxiliar na aplicação prática do dia a dia de projetos. Clique aqui para aprender.

OPM3 ®Uma História de Sucesso

Desde o seu lançamento em 2003, o Modelo de Maturidade Organizacional em Gerenciamento de Projetos (OPM3®) do PMI tem sido usado por mais de 3000 organizações para aperfeiçoar suas capacidades. Na primeira história de sucesso publicada, o Condado de Pinellas, Flórida, Estados Unidos, o departamento de TI mostrou como o OPM3 pode melhorar o desempenho e a satisfação dos clientes.

Em2003, o departamento de TI do condado tinha a reputação de atrasar a entrega de seus projetos e de ultrapassar o orçamento. Como resultado disso, várias agências do governo trocaram de fornecedores. Desde a implementação do padrão OPM3, o departamento de TI do Condado de Pinellas tem observado várias melhorias mesuráveis, dentre as quais:

  • Maior apoio do alto gerenciamento para o gerenciamento de projetos;
  • Aumento da Produtividade;
  • Práticas, Verificações e processos de melhor qualidade e atualizados.

Leia o estudo de caso na íntegra (em inglês)

Ensino e Pesquisa de Estudos de Caso

O PMI oferece 10 estudos de caso detalhados que educadores e instrutores podem usar como um livro de referência para o planejamento de aulas. Versões com notas explicativas e informações de base ajudam no ensino dos princípios e aplicações do gerenciamento de projetos.Perguntas dos leitores no final de cada fase do projeto auxiliam a aprendizagem.

Compilado e editado por Frank T. Anbari, PhD, o Case Studies in Project Management Series baseia-se no trabalho dos estudantes da George Washington University. Visite o Marketplace do PMI para fazer suas compras:

  • Estudos de Caso Individuais
  • Estudos de Caso Individuais com notas explicativas
  • Um cenário do instrutor–um estudo de caso individual com notas explicativas e 15 cópias do estudo de caso.