Região

Perguntas Frequentes CCRS

Processo de Auditoria do PMI

Tudo Sobre PDUs

PMI-ACP®


Informações Gerais Sobre as Certificações do PMI

  1. IPreciso ser um profissional certificadoCAPM, PMP, ou membro do PMIpara me inscrever a outras certificações do PMI?

    Não. Nenhuma certificação serve como pré-requisito para outra. Você também não tem que ser um membro do PMI para se inscrever a um exame.
    Voltar ao topo da página

  2. Como obtenho uma certificação do PMI?

    Para obter uma certificação do PMI, você deve primeiramente atender aos requisitos de elegibilidade delineados no portal do PMI e detalhados nos manuais de certificações. A seguir, você deve fazer três avaliações – a revisão da inscrição, o exame dacertificação e a avaliação múltipla (detalhada nas perguntas mais frequentes subsequentes).
    Voltar ao topo da página

  3. Quais são os critérios de elegibilidade?

    Os requisitos de elegibilidade para cada certificação são mencionados aqui, nessa página web, e detalhados em cada manual respectivo. Por favor, acesse o link do manual apropriado para orientações completas.
    Voltar ao topo da página

  4. Como completo um formulário de inscrição?

    Todas as inscrições estão disponíveis na internet. Clique no botão "Inscrever-se a uma certificação" nas páginas dessas certificações. Por favor, qualquer informação que estiver faltando na inscrição atrasará o processo.
    Voltar ao topo da página

  5. Que tipo de documentação comprobatória devo enviar junto com meu formulário de inscrição?

    Quando enviar uma inscrição, você não precisa enviar nenhuma documentação. Entretanto, você deverá enviar documentação comprobatória se sua inscrição for selecionada aleatoriamente para uma auditoria. Saiba mais sobre o processo de auditoria do PMI, consulte os manuais de certificações e as Perguntas mais Frequentes sobre auditoria.
    Voltar ao topo da página

  6. Certificações mais recentes do PMI diminuem o valor de outras certificação do PMI já estabelecidas?

    Não. As certificações do PMI refletem os diferentes papéis no gerenciamento de programas e projetos,e, por isso, são adequados para diferentes candidatos. As páginas na internet das certificações e os respectivos materiais podem ajudá-lo a determinar qual certificação é a certa para você.
    Voltar ao topo da página

  7. Depois da aprovação no exame, qual é o próximo passo?

    Vocêpode se considerar um profissional certificado embora seu Pacote de Certificação possa levar de seis a oito semanas para chegar até você. Por favor, vá até a seção “Uso de sua Certificação PMI” do manual para mais detalhes. Você também pode começar a fazer planos para manter sua certificação ao se familiarizar com o programa de Requisitos de Certificação Continuada (CCR).
    Voltar ao topo da página

  8. Quais são os Requisitos da Certificação Continuada para certificações do PMI?

    PMP – 60 PDUs durante um ciclo de três anos
    PgMP– 60 PDUsdurante um ciclo de três anos
    PMI-SP – 30 PDUsem cronograma de projetos em um ciclo de três anos
    PMI-RMP - 30 PDUsMP gerenciamento de riscos de projeto em um ciclo de 3 anos
    CAPM –renovação por novo exame no final do ciclo de 5 anos
    Voltar ao topo da página

  9. Como posso manter várias certificações simultaneamente?

    Vocêpode alinhar seus ciclos de certificação PMP ePgMP e manter ambas certificações simultaneamente. Vocêtambém pode aplicar as PDU’s obtidas com as certificaçõesPMI-SP e PMI-RMP para as PgMP ou PMP. Verifique o manual de certificações para mais detalhes.
    Voltar ao topo da página


Exames de Certificação

  1. Como faço para agendar um exame de certificação?

    Uma vez que você for elegível, o PMI irá enviá-lo um e-mail com instruções sobre o agendamento do exame, seu código de elegibilidade, que você precisará quando for agendar seu exame. Você pode fazer esse agendamento por telefone ou on-line. Mais detalhes podem ser encontrados no Manual daCertificação e nas instruções de agendamento de exames.
    Voltar ao topo da página

  2. Onde será feito o exame?

    Todos os exames por computador são oferecidos pelos Centros de Teste Prometric em todo mundo. Você pode verificar as locações no site do Prometric, mas você terá que ter pago as taxas da certificaçãoe recebido as instruções para agendar um exame.
    Voltar ao topo da página

  3. Como é o exame?

    Os exames de certificaçãoconsistem em questões de múltipla escolha. O total de questões varia em cada exame e o tempo que você tem para completar o exame também varia de acordo com a certificaçãopara o qual você está fazendo o teste. Por favor, consulte as páginas dascertificaçõese o manual para mais detalhes.
    Voltar ao topo da página

  4. Os exames estão disponíveis em diferentes línguas?

    Os exames PMP e CAPM são traduzidos em 10 línguas; Por favor, consulte o respectivo manual de certificaçãopara mais detalhes. Outros exames de certificações ainda não estão traduzidos, mas o PMI irá notificá-lo quando as traduções estiverem disponíveis.
    Voltar ao topo da página

  5. Se eu não passar no exame, posso fazê-lo novamente?

    Se você não passar no exame em sua primeira tentativa, você pode fazê-lo novamente mais duas vezes durante o período de um ano de sua elegibilidade. As taxas para novos exames podem ser encontradas no manual de certificação.
    Voltar ao topo da página

  6. O que acontece se minha elegibilidade expira antes de eu ter feito o exame?

    Sua inscrição é válida por um (1) ano a partir da data de homologação. Se sua elegibilidade vencer, você deve inscrever-se novamente.
    Voltar ao topo da página


Processo de Auditoria do PMI

  1. Por que o PMI realização auditorias?

    O PMI realiza a auditoria de inscrições para confirmar a experiência e/ou titulação documentadas nas inscrições a certificações. O objetivo da auditoria é reforçar a credibilidade do programa de certificação e dos profissionais certificados. Para cada certificação, seleciona-se de forma aleatória um percentual de inscrições para auditoria.
    Voltar ao topo da página

  2. Quanto tempo leva o processo de auditoria?

    A equipe de auditoria de certificação processa os materiais de auditoria dentro de uma semana a partir da sua chegada no PMI. Uma vez que o PMI revisa e aprova esses materiais, o PMI envia um e-mail no qual você encontra seu código de elegibilidade e instruções para agendamento de exame.
    Voltar ao topo da página

  3. Qual é a melhor maneira para enviar materiais de auditoria ao PMI?

    Vocêpode enviar seus formulários de auditoria preenchidos, dependendo de onde você vive através do correio ou de serviço postal expresso, a qualquer um dos endereços abaixo. O PMI não irá aceitar documentos de auditoria enviados por fax ou e-mail. Por favor, envie todos os materiais de uma só vez, ou em um envelope, para acelerar o processo.
    PMI
    A/C: Certification Audit
    14 Campus Blvd.
    Newtown Square, PA 19073-3299 EUA
    Voltar ao topo da página

  4. Os materiais de auditoria são confidenciais?

    Sim. Materiais de auditoria são estritamente confidenciais e não são compartilhados com qualquer outra organização externa ao menos que tal medida seja requisitada por meio de ação judicial envolvendo o PMI.
    Voltar ao topo da página

  5. O PMI devolve os materiais de auditoria originais depois de os mesmos serem avaliados?

    Não. O PMI fica com a documentação original de acordo com os procedimentos internas de auditoria.
    Voltar ao topo da página

  6. Como um candidato a auditoria pode explicar a seu gerente a razão de estar sendo auditado?

    O PMI pode fornecer a um candidato auditado uma carta com as linhas gerais do propósito da auditoria a qualquer gerente ou supervisor de verificação.
    Voltar ao topo da página

  7. Os Formulários de Comprovação de Experiência precisam ser autenticados?

    Não.
    Voltar ao topo da página

  8. Um gerente ou supervisor pode digitar suas informações de contato no formulário ou isso precisa ser feito a mão?

    Um gerente ou supervisor pode digitar suas referências de contato desde que a assinatura seja feita a punho próprio.
    Voltar ao topo da página

  9. O PMI aceitará uma assinatura de e-mail?

    Não.
    Voltar ao topo da página

  10. Como um candidato auditado pode comprovar programas ou e/ou projetos dos quais foi gerente ou supervisor?

    Os candidatos podem ter um colega, par, cliente ou patrocinador que tenha muito conhecimentopara verificar o projeto.
    Voltar ao topo da página

  11. Como lidar no caso de projetos e/ou programas listados serem finalizados em um ambiente altamente classificado, ou de uma companhia ser muito suscetível em relação ao fato de informações exclusivas serem vistas por outros empregados ou por pessoas de fora da companhia?

    O PMI é muito sensível a situação e incentive que os candidates tenham suas informações verificadas de forma consistente comas práticas e a política da empresa. Os candidatos suprimir qualquer informação protegida desde que não haja nenhuma alteração ou omissão da informação original enviada a nós. O PMI também pode fornecer uma carta de intenções para qualquer gerente ou supervisor, mediante solicitação.
    Voltar ao topo da página

  12. Um gerente ou supervisor pode entregar em mãos os envelopes para um candidato auditado, ou os mesmos devem ser enviados por correio ao candidato?

    Um gerente pode entregar em mãos envelopes assinados e lacrados ao candidato auditado.
    Voltar ao topo da página

  13. Um gerente enviou por acidente o envelope para o PMI diretamente. A carta de apresentação diz que inscrições parciais são consideradas automaticamente um erro da auditoria. Essa omissão é considerada uma falha?

    O PMI não irá penalizar um candidato à auditoria por esse descuido; entretanto, é importante que estejamos cientes disso para que sinalizar o envelope recebido antes do restante dos materiais de auditoria materiais.
    Voltar ao topo da página

  14. Uma pessoa que verificou minha experiência profissional esqueceu de assinar atrás do envelope. Isso será um problema?

    Embora seja preferível que seu(s) formulário(s) seja enviado ao PMI em um envelope assinado e lacrado, o PMI entende que isso pode não ser possível em certos casos devido a regulações empresariais internas, controles aduaneiros, etc. Por favor, faça uma observação na parte de trás do envelope caso a assinatura tenha sido omitida.
    Voltar ao topo da página

  15. Os materiais de auditoria podem ser enviados por fax diretamente ao PMI I?

    O anexo PDF do Formulário de Comprovação de Experiência pode ser enviado por e-mail a qualquer gerente ou supervisor; entretanto, devido ao fato de ser necessário enviar os formulários de auditoria em envelopes assinados e lacrados, pois o PMI não aceita cópias de fax, preferindo que o candidato poste todos os documentos em um único pacote.
    Voltar ao topo da página

  16. Um gerente supervisor não está mais em uma companhia. Como o projeto pode ser verificado?

    O gerente supervisor ainda pode fazer a verificação mesmo não estando mais na empresa. Se essa opção não for viável, um colega do projeto pode fazer a verificação, ou o gerente ou supervisor atual que possuem conhecimento direto sobre o projeto.
    Voltar ao topo da página

  17. O PMI irá contatar um gerente ou supervisor que está em processo de verificação?

    Nem sempre. O PMI se reserva o direito de fazê-lo quando houver uma questão específica relacionada à verificação.
    Voltar ao topo da página

  18. Um candidato auditado foi demitido, é um consultor, ou não trabalha mais na empresa, ou a empresa não existe mais. Como lidar com essasituação?

    O gerente supervisor ainda pode fazer a verificação. Se essa opção não for viável, um colega do projeto pode fazer a verificação, ou o gerente ou supervisoratual que possuem conhecimento direto sobre o projeto.
    Voltar ao topo da página

  19. Os certificados em lingual estrangeira precisam ser traduzidos?

    Os candidatos devem enviar uma cópia do original e uma carta com a tradução geral.
    Voltar ao topo da página

  20. Se um certificado declara a carga horária de estudo em unidades, como o PMI irá traduzir essa informação para atingir as horas de contato de educação exigidas para a elegibilidade da certificação?

    As horas de contato são, na verdade, o total de tempo em que o candidato recebe instruções na área de gerenciamento de projetos ou em qualquer uma das 5 áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos. Por exemplo, se um candidato assiste a uma aula durante um dia inteiro, que dura 8 horas e que fornece informações sobre o gerenciamento de projetos, o candidato ganha 8 horas de contato. Horas de contato não são a mesma coisa que PDUsouCEUs. Além disso, candidatos ao teste não podem obter PDUs; somente horas de contato. Os candidatos podem assistir a qualquer aula, seminários,formação profissional, treinamento on-line e aulas de ensino a distância cujos objetivos de aprendizagem incluam o gerenciamento de projetos ou áreas relacionadas. Estudos independentes ou encontros de Capítulos do PMI não são aceitos como requisites de horas de contato.
    Voltar ao topo da página

  21. Se um curso interno não fornece certificado, que tipo de comprovação o PMI irá aceitar?

    O PMI irá aceitar uma carta de conclusão do administrador do curso, do departamento de RH ou do gerente, em papel timbrado da empresa, como comprovação de conclusão de curso.
    Voltar ao topo da página

  22. Se um curso foi realizado em um Provedor Registrado de Educação (R.E.P.) do PMI, o PMI pode contatá-lo para obter meu certificado?

    Não. Os candidatos à auditoria devem contatar diretamente um R.E.P. do PMI para a verificação necessária.
    Voltar ao topo da página

  23. O PMI irá aceitar um comprovante ou lista de cursos como atestado educacional?

    Não. Isso não fornece nenhuma informação referente à conclusão do curso.
    Voltar ao topo da página

  24. Se um certo grau de bacharel estava listado na inscrição original, mas o candidato obteve uma titulação mais alta, é necessário incluir a titulação anterior?

    A titulação anterior não é necessária.
    Voltar ao topo da página

  25. O PMI irá aceitar um histórico escolar para atender os requisitos de diplomação?

    Sim.
    Voltar ao topo da página

  26. Fotocópias de certificados de conclusão de cursos são suficientes ou o PMI exige os originais?

    As cópias dos seus certificados bastam. O PMI sabe que seus certificados são importantes para você. Por isso, o PMI sugere que você envie cópias dos originais necessários. O PMI não pode garantir que os certificados originais sejam devolvidos.
    Voltar ao topo da página

  27. No caso de um diploma emoldurado, é necessário retirar a moldura?

    Não, o diploma não precisa ser retirado da moldura. Se for grande demais para uma fotocópia, por favor, envie uma transcrição.
    Voltar ao topo da página

  28. Um curso preparatório sugere que os alunos façam os exames imediatamente após a conclusão do curso para que se aumentem as chances de se obterem notas. E necessário realizar a auditoria para fazer o exame?

    Sim. Espera-se que os candidatos para certificação selecionados concluam o processo de auditoria antes de receberem a elegibilidade para o exame.
    Voltar ao topo da página

  29. O PMI denominará um centro de teste local para aplicação de teste?

    O PMI não irá entrar em contato com nenhum Centro de Testes Prometric para agendar testes. Os candidatos não podem marcar um teste até que lhes tenha sido concedida elegibilidade para o exame. A elegibilidade não é garantida até a conclusão da auditoria. Sem uma carta de elegibilidade, o centro de testes pode informar somente se a data do teste ou o local de um teste em particular é próximo ou está disponível. Se você precisa de um centro de teste próximo a você, visite o site do Prometric.
    Voltar ao topo da página

  30. O que acontece no caso de uma auditoria reprovada?

    No caso de uma auditoria reprovada, reembolsa-se a taxa da certificação subtraída da taxa de trâmites. O Departamento de Certificação tomará outras providências de acordo com cada caso.
    Voltar ao topo da página

  31. Quais passos devem ser seguidos quando um candidato auditado decide não prosseguir a auditoria?

    Se um candidatoopta por não concluir a auditoria, considera-se que a mesma falhou por não-conformidade. Neste caso, reembolsa-se a taxa de exame subtraída da taxa dos trâmites. O candidato pode se inscrever novamente depois de um ano. Nesse momento, deve ser enviada uma nova inscrição para certificação assim como um novo pagamento, e a inscrição será objeto de nova auditoria.
    Voltar ao topo da página


Suspensão da Certificação

  1. Posso ter uma prorrogação do prazo para suspensão?

    O PMI reconhece que dificuldades podem surgir. Profissionais Certificados que são militares na ativa, incapacitados devido a doença ou em licença maternidade podem solicitar uma prorrogação.
    Voltar ao topo da página

  2. Aposentei-me da profissão de gerenciamento de projetos. Como faço para cancelar minha certificação?

    Por favor, envie uma solicitação por escrito ao departamento de certificações do PMI. Sua certificação será marcada como não ativa. Profissionais Certificados PMP que estão em dia com sua certificação por dez anos podem ser elegíveis para o status de aposentado no PMI.
    Voltar ao topo da página

  3. Posso completar PDUs durante meu período de suspensão e aplicá-las em ciclo atual de CCR?

    Caso você obtenha as PDUs necessárias durante o período de suspensão para conseguir sua CCR, você poderá renovar sua certificação. Entretanto, se você pode comprovar as PDUs necessárias do ciclo CCR original, você pode usar as PDUs obtidas durante o seu período de suspensão como atividades para o ciclo no qual essas PDU’s foram realmente obtidas.
    Voltar ao topo da página


Tudo Sobre PDUs

  1. Como encontro meu número de Identificação do PMI?

    Você recebeo seu número de ID do PMI, também conhecido como o seu ID de Membro, quando você se candidata ao exame de certificação ou quando se torna um membro do PMI. Com esse número, você computa suas PDUs.
    Voltar ao topo da página

  2. Como encontro meu número de certificação (PMP®, CAPM®, etc.)?

    Seu número de certificação está no certificado como o número PMP®, CAPM®, PgMP®, PMI-SP® ou número PMI-RMP®.

    NOTA: Se vocênão consegue encontrar seus números de ID, envie um e-mail para o Serviço de Atendimento ao cliente. Sevocênão for associado ao PMI, titular de certificação ou cliente do Marketplace, você não possui um número de identificação.
    Voltar ao topo da página

  3. Quanto tempo depois de obter uma certificação posso começar a ganhar PDUs?

    Vocêpode começar a ganhar e computar atividades de PDU assim que você obter sua certificação.
    Voltar ao topo da página

  4. Participei de uma atividade na qual somente parte do programa tinha foco em gerenciamento de projetos. Como determino o número de PDUs?

    Nesse caso, você deve estimar a porcentagem de tempo diretamente relevante ao gerenciamento de projetos. Por exemplo, um curso de 15 horas considerado 50 por cento relevante receberia 7,5 PDUs. Esteja preparado para justificar suas estimativas se você for selecionado para auditoria.
    Voltar ao topo da página

  5. Quando informo as atividades que participei para obtenção de PDUs, é necessário algum tipo de documentação comprobatória?

    Vocênão precisa de documentação comprobatória para computar suas PDUs ou renovar sua certificação. Você deve completar os Formulários de Relatório de Atividade on-line no tempo adequado e enviar a planilha de Aprendizado Autodirigido (SDL) para suas atividades SDL relatadas.

    NOTA: O PMI recomenda que você tenha um arquivo pessoal para toda a documentação relacionada aPDUs e guarde essa informação por pelo menos um ano depois do seu ciclo CCR terminar. Se você for selecionado aleatoriamente para uma auditoria, você irá precisar fornecer essa documentação.
    Voltar ao topo da página

  6. Preciso enviar um Formulário de Relatório de Atividades para cada atividade de um evento de vários dias?

    Não. Vocêpode enviar um Formulário de Relatório de Atividades para o evento que cobre o número total de PDUs. Entretanto, vocêdeve mencionar as atividades individuais no item dois, "Program/ActivityTitle."
    Voltar ao topo da página

  7. Como determino o número de programa para eventos de Capítulos do PMI dentro da Categoria 3?

    O número do programa seria no formato XXXX-XXXXXX, em que os primeiros quarto dígitos são o número ID do provedor do Capítulo, e os seis últimos são atribuídos a cada atividade pelo componente. Geralmente, os números ID do capítulo começam com "C" (números ID do SIG ID com "S.")

    NOTA: Se você assistir a uma aula dada por um Provedor de Registrado Educação do PMI, o número é o mesmo do número ID do R.E.P.
    Voltar ao topo da página

  8. Se faço a mesma apresentação várias vezes, posso ganhar PDUs por cada uma delas?

    Sim. A atividade seria considerada como categoria 2C, "Palestrante sobre um Tópico do Gerenciamento de Programas/Projetos". A única condição é de que o programa deve ser destinado a um novo público a cada vez que você o apresenta.
    Voltar ao topo da página

  9. Como posso saber se um curso ou seminário estão relacionados ao gerenciamento de projetos?

    Vocêpode presumir que os cursos oferecidos pelos R.E.P.ssão relacionados ao gerenciamento de programas e/ou projetos. Se um curso parece não ser relacionado, por favor, notifique o PMI imediatamente. Se vocêestá relatando participação em um programa que não seja de um R.E.P. do PMI ou um projeto de aprendizado autodirigido, por favor, utilize as áreas de processos do Guia PMBOK®como uma referência para qualificar os tópicos do gerenciamento de projetos.
    Voltar ao topo da página


Novos Sistemas On-Line de Relatórios de PDU (CCR)

  1. O que é o novo Sistema de Requisitos de Certificação Continuada (ContinuingCertificationRequirements – CCR)?

    O novo sistema, CCRS, facilita o programa CCR do PMI. Os profissionais certificados podem usar o CCRS para completar as seguintes tarefas de manutenção de certificação:

    Computar unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) on-line para múltiplas certificaçõesPMI

    Procurar atividades (cursos/eventos) que concedam PDUs

    Procurar provedores de atividades (cursos/eventos) que incluam Provedores Registrados de Educação do PMI (R.E.P.s) e componentes

    Ver e imprimir as transcrições de PDU

    Voltar ao topo da página

  2. Preciso de um nome de usuário ou senha para usar o CCRS?

    Não. Vocênão irá usar o mesmo nome de usuário e senha que você utilize para acessar o www.PMI.org. O CCRS utiliza uma única tecnologia de acesso, o que permite que você faça o login uma única vez para ter acesso a todos os sistemas e recursos do PMI.
    Voltar ao topo da página

  3. Sou profissional certificado, mas nunca me registrei no PMI. Qual processo devo realizar para usar o CCRS?

    Vocêprecisa registrar-se junto ao PMI.organtes de usar o CCRS. Durante o processo de inscrição, você irá conectar sua PMI ID a sua nova conta de usuário registrado do PMI.org. Siga os seguintes passos quando você se registrar no PMI para evitar criar uma conta duplicada.
    Passo1: Acesseo CCRS no site www.pmi.org/ccrs e selecione "Log In".
    Passo 2: Selecione o link "Clique aqui para se Registrar" para continuar.
    Passo 3: Leia a informação para determinar a opção de registro correta.
    Passo 4: Siga as instruções para verificar as informações de sua conta e crie um nome de usuário e senha.
    Voltar ao topo da página

  4. Onde encontro instruções detalhadas para o uso do novo Sistema CCR?

    O CCRS apresenta um guia do usuário on-line abrangente. Você pode ver o guia do usuário nos Recursos Adicionais no lado direito no site do CCRS (em inglês).
    Voltar ao topo da página

  5. O termo "cursos" foi substituído no novo sistema pelo termo "atividades". Porquê?

    Os profissionais certificados podem ganhar PDUs para a manutenção de sua certificação através de cursos acadêmicos formais e cursos oferecidos por um provedor (R.E.P. ou Componente). Entretanto, essas são somente duas das cinco categorias de oportunidades de obtenção de PDU’s, das quais um titular pode participar. As demais categorias de oportunidades incluem aprendizado autodirigido, voluntariado, autoria e outros tipos de experiência em gerenciamento de projetos. O CCRS usao termo "atividades" para descrever todos os cursos ou eventos que um titular de certificação pode fazer para ganhar PDUs.
    Voltar ao topo da página

  6. Ainda tenho que controlar manualmente qualquer PDU que obtenho para as minhas certificações PMI-SP® ou PMI-RMP®?

    Não. O novo sistema fornece relatórios de PDU on-line para todas as certificações PMI que estão incluídas no programa CCR. Você irá usar o CCRS para solicitar todas as PDU’s obtidas para suas certificaçõesPMP®, PgMP®, PMI-SP® ou PMI-RMP®.
    Voltar ao topo da página

  7. As PDUs para uma atividade aplicável a uma certificação PMI-SP® equivalem ao número de PDUspara certificações for PMP® / PgMP®?

    Não necessariamente. O número de PDUs para cada certificação é independente de outras certificações do PMI e, portanto, os valores de PDUs para as credencais PMI-SP® e PMI-RMP® não se somam para igualar o valor de PDUs para certificações PMP® ou PgMP®. O número de PDUs aplicável à certificaçãoPMI-SP® ou PMI-RMP® é baseado na quantidade de material relevante para as áreas de especialidade, enquanto o número de PDUs aplicável às certificaçõesPMP® /  PgMP® é relevante para o gerenciamento geral do projecto. O gerenciamento de projetos é composto por diversas áreas de conhecimento, das quais o gerenciamento de riscos e de organograma são apenas dois. É possível que uma atividade em particular possa não ser aplicável de forma alguma ao risco de proejtos ou cronograma de projetos, mas se os materiais são aplicáveis nessas áreas, somente a parte pertinenete às mesmas podem ser contadas para as certificações.
    Voltar ao topo da página


Programa CCR &Taxas

  1. Onde faço a inscrição para a Renovação do Certificado?

    Uma vez que você ganha e computa o número apropriado de PDUsrequisitado para manter sua certificação, o PMI enviará por e-mail um arquivo PDF da inscrição e um link, de forma que você possa preencher o processo on-line. Se você não deseja realizar esse procedimento on-line, você pode fazer o download e imprimir o mesmo, e enviá-lo pelo correio com as devidas taxas de renovação inclusas. Inscrições enviadas por fax não serão aceitas.
    Voltar ao topo da página

  2. Se não faço a renovação no final do meu próximo ciclo, posso obter reembolso?

    Se vocêcontinua com um status de certificação ativa por toda duração do ciclo de três anos da sua certificação CCR, você não será reembolsado.
    Voltar ao topo da página

  3. Existe alguma isenção da taxa de renovação?

    Sevocê comprovar dificuldades financeiras, o PMI pode conceder uma isenção da taxa. Se você se considera elegível para a isenção, por favor, envie um e-mail ao Atendimento ao Cliente.
    Voltar ao topo da página

  4. O PMI possui algum plano de parcelamento ou de pagamento anual das taxas?

    Atualmente, o processo de renovação não pode ser parcelado. No futuro, o PMI espera poder aceitar uma variedade de formas de pagamento.
    Voltar ao topo da página


CAPM®

  1. Quando tenho que renovar minha certificação CAPM®?

    O ciclo de certificação para a certificaçãoCAPM é de cinco anos. Durante o quinto ano do ciclo, vocêpassa para um período de renovação de um ano. Durante este período, vocêdeve fazer novamente e passar em um exame (antes que suas certificações expirem).
    Voltar ao topo da página

  2. São necessárias Unidades de Desenvolvimento Profissional (PDUs) para a renovação da minha certificação CAPM®?

    Não. Vocêsimplesmente faz novamente o exame que inclui as atualizações do Guia PMBOK®que foram feitas nos últimos cinco anos.
    Voltar ao topo da página

  3. Quais são os benefícios de renovar minha certificação?

    A certificaçãoCAPM agradece a dedicação profissional das pessoas que contribuem para as equipes de projetos a partir de várias perspectivas. Você mantém sua certificação ao estudar as atualizações do Guia PMBOK®, assegurando assim seu empregador de que você permanece com um conhecimento atualizado em gerenciamento de projetos.
    Voltar ao topo da página

  4. Como faço a renovação da minha certificaçãoCAPM®?

    O Manual da Certificação CAPM® detalha os passos para a renovação da certificação. Por favor, consulte-o.
    Voltar ao topo da página

  5. Como faço a renovação da minha certificação CAPM® depois de a mesma ter expirado?

    Se sua certificaçãoCAPM expira e você deseja renová-la, você terá que fazer todo o processo de inscrição novamente como se você fosse um novo candidato. Por favor, consulte o Manual da Certificação CAPM® para mais detalhes sobre o processo de inscrição.
    Voltar ao topo da página

  6. Qual é a diferença entre o período de elegibilidade de renovação da minha CAPM® e do meu exame CAPM®?

    Seu período de renovação começa 12 meses antes da data de expiração de sua certificação. Este é o quinto ano do ciclo de sua certificação CAPM®. Isso significa que se o ciclo de sua certificação começou em 15 de setembro de 2007, o período de renovação começa dia 15 de setembro de 2011. Você deve se inscrever para a renovação e fazer o exame por volta do dia 14 de setembro de 2012. O período de elegibilidade sempre é de um ano, durante o qual você pode fazer o exame de certificaçãotrês vezes no máximo. Se sua certificaçãoexpira durante o período de elegibilidade de um ano para seu exame, você ainda pode fazer o teste, mas não precisa preencher toda inscrição como solicitado na apresentação inicial da mesma.
    Voltar ao topo da página


PMI – RMP®

  1. O que é a nova certificação de especialidade do PMI?

    Profissional de Gerenciamento de Riscos (PMI-RMP)® do PMI
    Voltar ao topo da página

  2. Quem deve se inscrever para a certificação RMP® do PMI?

    Membros de equipes de projetos responsáveis pela avaliação e identificação dos riscos do projeto, ao mesmo tempo em que procuram reduzir as ameaças e aproveitar as oportunidades.
    Voltar ao topo da página

  3. Quando a certificação estará disponível?

    A PMI-RMP está disponível para qualquer pessoa atualmente.
    Voltar ao topo da página

  4. Tenho que ser um Membro do PMI para me inscrever para a certificação RMP® do PMI?

    Não, não é necessário que os candidatos sejam membros do PMI.
    Voltar ao topo da página

  5. Preciso possuir alguma outra certificação (por exemplo, CAPM® ou PMP®) antes de me inscrever para a certificação RMP® do PMI?

    Não, não há nenhuma certificaçãopré-requisito para a PMI-RMP®.
    Voltar ao topo da página

  6. Se já possuo uma certificação do PMI, posso prosseguir a certificação RMP®?

    Sim. Você precisa estar apto a atender os requisites de elegibilidade para a PMI-RMP®. Você também pode aplicar as unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) que você ganhar com a PMI-RMP® para a manutenção das certificaçõesPMP® e PgMP®.
    Voltar ao topo da página

  7. Como posso me inscrever para a certificação RMP® do PMI?

    O PMI estimula que você se candidate on-line, embora você possa fazer o download e imprimir a inscrição disponível no site para enviá-la ao PMI.
    Voltar ao topo da página

  8. Que tipo de documentação comprobatória devo enviar junto com minha inscrição?

    Nenhuma. Você somente precisa enviar a documentação necessária relativa à sua experiência profissional e formação se sua inscrição for sorteada para auditoria.
    Voltar ao topo da página

  9. Qual é o processo de obtenção de uma certificação RMP® do PMI?

    O mesmo que o das outras certificações do PMI. Todas as inscriçãos passam por uma revisão inicial para verificação de que todas as informações enviadas sobre a formação e experiência profissional do candidato foram totalmente preenchidas. A seguir, o candidato pode fazer o exame de certificação digital em dos centros de testes PrometricTesting Center localizados no mundo todo. Os candidatos devem primeiramente efetuar o pagamento das taxas da certificação antes de agendarem o exame. Depois de fazerem o exame, os candidatos irão receber a PMI-RMP®.
    Voltar ao topo da página

  10. O exame estará disponível em outras línguas?

    Atualmente, não. O exame PMI-SP está disponível atualmente somente em inglês. Traduçõesserãoconsideradas no futuro.
    Voltar ao topo da página

  11. O que acontece depois que passo no exame?

    Imediatamente depois de você realizar o exame, pode você usar sua certificação após o seu nome (por exemplo, John Doe, PMI-RPM®) e seu nome sempre irá aparecer no Registro de Certificações On-line do PM. Você irá também receber um pacote com seu certificado, cartão de titular de certificação e com informações sobre como manter sua certificação.
    Voltar ao topo da página

  12. O que faço para manter minha certificação?

    Como titular de uma certificação, você participa do programa CCR – Requisitos para Certificação Contínua. No programa CCR, você deve participar de atividades de desenvolvimento profissional que lhe fornecem unidades de desenvolvimento profissional (PDUs).

    Vocêtem que ganhar e apresentar um mínimo de 30 PDUs durante sua certificação/CCR de ciclo de três anos para manter um status ativo de certificação. As PDUs devem ser da área de especialização de organograma de projetos. Se você fizer uma aula geral sobre o gerenciamento de projetos, apenas as seções que dizem respeito ao organograma de projetos podem ser usadas para a manutenção da certificaçãoPMI-RMP®.

    Lembre-se: você possui as certificações PMP® ou PgMP®, você pode aplicar as 30 PDUs usadas para RPM-PMI® para a manutenção da outras duas.

    Uma vez que você ganhar e informar a quantidade de PDUs necessária, você precisa preencher um pedido de renovação de certificação, confirmar o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI, o Acordo de Inscrição / Renovação de Certificação e e efetuar o pagamento da taxa de renovação
    Voltar ao topo da página


PMI – SP®

  1. Quem deve se inscrever para uma certificação SP® do PMI?

    Membros de equipes de projetos responsáveis pela criação, gerenciamento e atualização dos cronogramas dos projetos.
    Voltar ao topo da página

  2. Preciso um Membro do PMI para prosseguir uma certificaçãoPMI-SP®?

    Não, não é necessário que os candidatos sejam membros do PMI.
    Voltar ao topo da página

  3. Preciso possuir alguma outra certificação do PMI (por exemplo, CAPM® ou PMP®) antes de me inscrever para a certificação SP®?

    Não.Não há nenhuma certificação pré-requisito para a PMI-SP®.
    Voltar ao topo da página

  4. Se já possuo uma certificação do PMI, posso prosseguir com a certificação SP®?

    Sim.Você precisar estar apto a atender os requisitos de elegibilidade para a PMI-SP®.Vocêpode também aplicar as unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) que vocêobter pela PMI-SP® para a manutenção das certificações PMP® e PgMP®.
    Voltar ao topo da página

  5. Como posso me inscrever para a certificação SP®?

    O PMI estimula que vocêse candidate on-line, embora você possa fazer o download e imprimir a inscrição disponível no site para enviá-la ao PMI.
    Voltar ao topo da página

  6. Que tipo de documentação comprobatória devo enviar para minha inscrição?

    Nenhuma. Você somente precisa enviar a documentação necessária relativa à sua experiência profissional e formação se sua inscrição for sorteada para auditoria.
    Voltar ao topo da página

  7. Qual é o processo para obter uma certificação SP® do PMI?

    O mesmo que o das outras certificações do PMI. Todas as inscriçãos passam por uma revisão inicial para verificação de que todas as informações enviadas sobre a formação e experiência profissional do candidato foram totalmente preenchidas. A seguir, o candidato pode fazer o exame de certificação digital em dos centros de testesPrometricTesting Center localizados no mundo todo. Os candidatos devem primeiramente efetuar o pagamento das taxas da certificação antes de agendarem o exame. Depois de fazerem o exame, os candidatos irão receber a PMI-SP®.
    Voltar ao topo da página

  8. O exame estará disponível em outras línguas?

    Atualmente, não. O exame PMI-SP® está disponível atualmente somente em inglês. Traduçõesserãoconsideradas no futuro.
    Voltar ao topo da página

  9. O que acontece depois que eu passar no exame?

    Imediatamente depois de você realizar o exame, pode você usar sua certificação após o seu nome (por exemplo, John Doe, PMI-SP®) e seu nome sempre irá aparecer no Registro de Certificações On-line do PM. Vocêirá também receber um pacote com seu certificado, cartão de titular de certificação e com informações sobre como manter sua certificação.
    Voltar ao topo da página

  10. O que faço para manter minha certificação?

    Como titular de uma certificação, você participa do programa CCR – Requisitos para Certificação Contínua. No programa CCR,vocêdeve participar de atividades de desenvolvimento profissional que lhe fornecem unidades de desenvolvimento profissional (PDUs).Vocêtem que ganhar e apresentar um mínimo de 30 PDUs durante sua certificação/CCR de ciclo de três anos para manter um status ativo de certificação. As PDUs devem ser da área de especialização de organograma de projetos. Se você fizer uma aula geral sobre o gerenciamento de projetos, apenas as seções que dizem respeito ao organograma de projetos podem ser usadas para a manutenção da certificação PMI-SP®.Lembre-se: você possui as certificações PMP® ou PgMP®, você pode aplicar as 30 PDUs usadas paraprogramação de projetos para a manutenção da outras duas.Uma vez que você ganhar e informar a quantidade de PDUs necessária, você precisa preencher um pedido de renovação de certificação, confirmar o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI, o Acordo de Inscrição / Renovação de Certificação e e efetuar o pagamento da taxa de renovação
    Voltar ao topo da página


PgMP®

  1. O que tenho que fazer para obter a certificaçãoPgMP®?

    Todos os candidatos devem fazer três avaliações que incluem:

    Revisão do painel de inscrição durante o qual um painel de gerentes de programa vê sua experiência de trabalho e verificam qualquer aspecto de sua inscrição.

    Exames de múltipla escolha para você mostrar sua habilidade de aplicar seu conhecimento a uma variedade de questões baseadas em cenários e situações.

    A avaliação múltipla (similar a um processo de revisão de 360 graus) chama uma equipe de avaliadores que você seleciona para avaliar sua competência para desempenhar tarefas pertinentes ao gerenciamento de programas conforme definido por meio da especificação do exame.

    Voltar ao topo da página

  2. Quem são os avaliadores das inscrições?

    Um painel de gerentes de programa foi nomeado para atuar como avaliadoresde inscriçãos àcertificação PgMP®. O PMIselecionou cuidadosamente os membros deste grupo em função de seus vastos conhecimentos e experiência no campo do gerenciamento de programa. Uma vez que é o PMI quem aponta estes membros, não há nenhum processo formal à disposição do público para servir como voluntário nessa capacidade. Para proteger os candidatos contra qualquer revisão tendenciosa, o PMI não irá fornecer o nome dos candidatos, a localização, ou informações sobre o emprego dos avaliadores.
    Voltar ao topo da página

  3. Quanto tempo leva a avaliação de múltipla escolha (MRA)?

    Durante o processo de envio das inscrições, você forneceu 12 contatos de profissionais para participar da MRA. A seguir, o PMI recebe sua pontuação no exame de múltipla escolha e irá automaticamente iniciar o processo MRA. O PMI irá enviar para você um e-mail contendo um link para uma pesquisa on-line (você fará uma autoavaliação) e aos 12 contatos de referência que você indicou. A pesquisa MRA estará disponível aos contatos convidados por três semanas.
    Voltar ao topo da página


PMI-ACP®

O que são Métodos Ágeis?

Métodos Ágeis é uma filosofia que utiliza modelos de organização baseados em pessoas, colaboração e valores compartilhados. O Manifesto Ágil descreve princípios da filosofia ágil. Métodos Ágeis utiliza planejamento em ondas sucessivas, iterativa e entrega incremental, resposta rápida e flexível à mudança e comunicação aberta entre as equipes, as partes interessadas e clientes. Existem muitas metodologias ágeis que aderem a estes princípios, tais como Scrum, XP, Lean e Test-DrivenDevelopment (TDD), etc.

  • Princípios e práticas ágeis são temas de crescente importância no gerenciamento de projetos. Profissionais de gerenciamento de projetos podem utilizar princípios e práticas ágeis para gerir com êxito a mudança, melhorar a comunicação, reduzir custos, aumentar a eficiência e demonstrar valor para os clientes e partes interessadas.
  • Aqui estão às definições básicas para alguns termos comuns associados com os princípios e práticas ágeis:

Termo

Definição

Manifesto Ágil

A declaração pública da filosofia e os princípios de desenvolvimento ágil de software, criada em Fevereiro de 2001, em Snowbird, Utah. Visite http://www.Agilemanifesto.orgpara saber mais.

Métodos Ágeis

Estruturas e processos cujas práticas apoiam os princípios do Manifesto Ágil. Exemplos: Scrum, ExtremeProgramming (XP), Crystal, Método de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos (DSDM Atern), FeatureDrivenDevelopment (FDD).

Práticas Ágeis

Atividades que são a aplicação de princípios ágeis.

Princípios Ágeis

Verdades fundamentais e valores compartilhados que rege o comportamento em metodologias ágeis.

Iterativa e Incremental

A abordagem de implementação de um produto de trabalho em pedaços sucessivos (incrementos), ao mesmo tempo, refinandogradualmente o produto de trabalho através de melhorias específicas (iterações).

Voltar ao topo da página

  1. Quais são alguns exemplos de princípios e práticas ágeis?

    Princípios e práticas ágeis incluem:

    Retorno mensurável do investimento mais cedo, entrega iterativa de incrementos dos produtos.

    Alta visibilidade do andamento do projeto permite a identificação precoce e resolução ou monitoramento de problemas.

    Envolvimento contínuo do cliente em todo o ciclo de desenvolvimento do produto.

    Poderao proprietário da empresa para tomar decisões necessárias para atingir as metas.

    Adaptação à evolução das necessidades de negócio, dando mais influência sobre as mudanças de requisitos.

    Reduçãodos resíduos do produto do processo.

    Voltar ao topo da página

  2. Como os princípios e práticas ágeis diferem dos princípios de desenvolvimento em cascata?

    Princípios e práticas ágeis procuram gerir a mudança através da adaptação, flexibilidade e comunicaçãodireta. Princípios de desenvolvimento em cascata, muitas vezes, referido apenas como "cascata", são sequenciais, a fase de gerenciamento orientado por projeto se aproxima em que cada fase deve ser planejada e concluída antes do trabalho ser evoluído.

    Princípios e práticas ágeis são adequados para projetos que exigem uma resposta ágil à mudança e comunicação contínua para os clientes.

    Práticas de desenvolvimento em Cascata são adequadas para projetos em que pouca ou nenhuma mudança nos requisitos é esperada, e onde as exigências são claras e bem compreendidas por todos os membros da equipe.

    Princípios e práticas ágeis podem ser adaptados às organizações e indústrias que seguem princípios de desenvolvimento cascata. Ágil e princípios de desenvolvimento cascatanão são mutuamente exclusivos - algumas organizações aplicar elementos de ambos os princípios e práticas. No entanto, é importante saber que nem todas as organizações adaptam-se a princípios e práticas ágeis.

    Voltar ao topo da página

  3. Onde você pode aprender mais sobre ágil?

    Visite a Comunidade de Práticas Ágeis do PMI em http://agile.vc.pmi.org.
    Voltar ao topo da página

O que é PMI-ACP®?

  1. Qual o valor do PMI-ACP® para um profissional?

    O PMI-ACP® valida a capacidade de um profissional para compreender e aplicar os princípios e práticas ágeis em projetos básicos. O PMI ACP® demonstra que um profissional pode selecionar princípios e práticas ágeis como uma abordagem de gerenciamento de projetos com base nas necessidades e demandas de um projeto específico. Ao receber o PMI ACP®, o profissional pode:

    Demonstrar aos empregadores o seu nível de profissionalismo nas práticas ágeis de gerenciamento de projetos.

    Aumente sua versatilidade profissional em ferramentas de gerenciamento de projetos e técnicas.

    Mostrar que têm capacidade de liderar equipes básicas usando os princípios e práticas ágeis.

    Voltar ao topo da página

  2. Qual o valor que um profissional com o PMI-ACP® traz para uma organização?

    O PMI-ACP® demonstra o valor e nível de profissionalismo de um praticanteaos empregadores.

    O conhecimento de ambos,métodos ágeis e práticas cascata dão ao praticante uma maior amplitude e profundidade como um gerente de projeto.

    A certificação mostra a capacidade do praticante de liderar equipes básicas utilizando princípios e práticas ágeis.

    A certificação é destaque para um público amplo, uma vez que número de organizações que estão adotando princípios e práticas ágeis é crescente.

    Voltar ao topo da página

  3. Qual o valor que princípios e práticas ágeis trazem para uma organização?

    Organizações que usam princípios e práticas ágeis têm documentado o valor que eles enxergam com estas técnicas:

    Adaptável às mudanças nas necessidades de negócio, dando a organização mais poder sobre adicionar, alterar ou remover requisitos.

    Processo precoce e contínuo de feedback dos clientes, uma vez que o cliente está envolvido ao longo do desenvolvimentoque vai gerar um produto final que eles querem e vão utilizar.

    Proprietário da empresa com poderes para poder receber e analisar as informações críticas e necessáriaspara tomar decisões para orientar o projeto continuamente em direção à meta, durante todo o processo de desenvolvimento.

    Retorno precoce e mensurável do investimento.Isso permite definir resultados para cada iteração no início do processo.

    Alta visibilidade e influência sobre o progresso do projeto levando os primeiros indícios de problemas.

    Entrega incremental em vez de uma única entrega completa no final do projeto.

    Reduz o desperdício de produto e processo.

    Princípios e práticas ágeis são baseados em gerar valor.

    Voltar ao topo da página

  4. Como o PMI-ACP® é diferente da Certificação PMP?

    O PMI ACP® especificamente valida a capacidade de um profissional para compreender e aplicar os princípios e práticas ágeis. A credencial PMP® reconhece acompetência demonstrada conduzindo e orientando equipes de projeto.
    Voltar ao topo da página

Por que o PMI desenvolveu a certificação PMI-ACP®?

  1. Por que o PMI desenvolveu a certificação PMI ACP®?

    Métodos Ágeis é um tema de importância crescente no gerenciamento de projetos. A pesquisa de mercado do PMI mostra que os profissionais de gerenciamento de projetos estão adotando princípios e práticas ágeis como uma ferramenta para o gerenciamentode projetos com sucesso. Além disso, os pontos a seguir mostram a crescente demanda por uma certificação ágil:

    Membros do PMI, profissionais certificados, e indivíduos que adotam princípios e práticas ágeis estão buscando uma certificação do PMI, reconhecimento e oportunidades de aprendizagem.

    Muitos profissionais de projetos com experiência em técnicas tradicionais estão vendo a demanda por princípios e práticas ágeis em muitas indústrias e organizações. Esses profissionais estão ansiosos para adicionar princípios e práticas ágeis na sua "caixa de ferramentas" de gerenciamento de projetos.

    As organizações que usam gerenciamento de projetos para atender os clientes internos e externos estão vendo valor em princípios e práticas ágeis para entregar os projetos mais rapidamente, com menos desperdício e menos custo devido a requisitos de mal-entendidos ou mal definidos.

    Voltar ao topo da página

  2. Um programa de certificação é suficiente para desenvolver habilidades em métodos ágeis?

    O PMI tem ajudado a aumentar o conhecimento e habilidades dos profissionais que utilizam métodos ágeis ao longo dos últimos anos. Com a introdução deste programa, o PMI tem agora um conjunto completo de recursos disponíveis para desenvolver e reconhecer o conhecimento e habilidades em métodos ágeis:

    Desenvolvimento Profissional: Assistindo treinamentos dedicados em métodos ágeisno PMI Seminars e eSeminarsWorldSM, ou apresentações no PMI Global Congress, o PMI tem começado a oferecer programas de alta qualidade de aprendizagem para aqueles interessados em princípios e práticas ágeis. Além disso, os capítulos do PMI oferecem suas oportunidades de formação.

    Comunidades: A Comunidade de Métodos Ágeis é uma rede informal de membros do PMI interessados em compartilhar suas dúvidas, preocupações e sucessos com os princípios e práticas ágeis. Lançado no verão de 2009, a comunidade atraiu mais de 8.000 assinantes que somam mais de 600 postspara troca de conhecimento.

    Certificação: O PMI-ACP® reconhece os profissionais pela sua compreensão dos princípios e práticas ágeis. A certificação representa uma faceta importante do desenvolvimento profissional de um médico.

    Líderes de Conhecimento: Principais líderes do conhecimento em gerenciamento de projetos e Comunidade de Práticas Ágeis aconselharam o PMI sobre a melhor maneira de oferecer uma certificação em métodos ágeispara atender os profissionais e organizações.

    Voltar ao topo da página

Métodos Ágeis, Guia PMBOK® e Padrões do PMI

  1. Qual é a diferença entre Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) e os princípios e práticas ágeis?

    O Guia PMBOK®Quarta Edição contém princípios do gerenciamento de projetos e processos de gerenciamento de projetos. Esses processos descrevem "o que deve ser feito durante o gerenciamento de um projeto".  Metodologias ágeis são diferentes, pois elas descrevem "como fazer as coisas que devem ser feitas". Em suma, "o que" versus "Como". As abordagens definidas no Guia PMBOK®Quarta Edição e métodos ágeis são compatíveis. Métodos ágeis podem ser usados em conjunto com o Guia PMBOK®Quarta Edição, porque o "como" pode ser colocado em camadas sobre o "quê".

    O Guia PMBOK®Quarta Edição é um padrão é desenvolvido e aprovado pelo PMI, seguindo os processos de padronização ANSI. Não há coleção de normas para metodologias, princípios ou práticaságeis.

    Voltar ao topo da página

  2. As melhores práticas contidas no Guia PMBOK® — Quarta Edição suportam princípios e práticas ágeis?

    O Guia PMBOK®Quarta Edição não menciona especificamente ágil ou quaisquer metodologias específicas, embora a abordagem descrita no Guia PMBOK® Quarta Edição permita abordagens iterativas para gerenciamento de projetos. Isso pode ser aplicado a projetos gerenciados de acordo com princípios e práticas ágeis e não contradiz metodologias ágeis. Cabe ao gerente de projeto determinar quais os princípios e práticas aplicará a qual projeto específico.
    Voltar ao topo da página

  3. Como os princípios e práticas ágeis se comparam com os grupos de processos do Guia PMBOK® Quarta Edição?

    Os princípios de gerenciamento de projetos recomendados peloGuia PMBOK®Quarta Edição começam com processos associados no início do projeto, seguido por grupos de processos de Planejamento, em seguida, um ciclo recursivo de processos de Execução e Monitoramento& Controle, revisitando Planejamento como necessário. No final do projetoestão os processos para Encerramento.

    Metodologias ágeis começam com o desenvolvimento de uma visão do produto (que pode corresponder com o início), seguido pelo desenvolvimento e priorização das histórias do usuário (que pode corresponder ao Planejamento), seguido por uma série de ciclos iterativos (sprints) e comentários (que pode corresponder a execução, Monitoramento & Controle, e Planejamento), seguido de entrega de produto (que pode corresponder ao Encerramento).

    A abordagem ágil enfatiza o desenvolvimento iterativo, onde cada ciclo ágil, sprint ou iteração, envolve a criação de um número limitado de funcionalidades do produto ou componentes que forem concluídas antes de prosseguir para a próxima iteração. O Guia PMBOK®Quarta Edição, quepermite várias fases do projetoao mesmo tempo, enfatiza a conclusão do projeto dentro de um número limitado de fases. Cabe ao gerente de projeto determinar qual a abordagem para aplicar no projeto.

    Voltar ao topo da página

Requisitos de Elegibilidade de Experiência

  1. Quais os exemplos de experiência de trabalho que os candidatos podemutilizar como elegibilidade?

    Reveja o conteúdo do Resumo do Conteúdo do Exame (ExaminationContentOutline) para aprender sobre as tarefas que tipificam um profissional ágil.
    Voltar ao topo da página

  2. O período de dois anos de experiência entra em vigor a partir da minha inscrição?

    O período de experiência de dois anos começa na data em que você se inscreveu.
    Voltar ao topo da página

  3. Por que o requisito de experiência só cobre um período de dois anos?

    A exigência de experiência é baseada em um estudo com profissionais que usam métodos ágeis, onde se avalia suas habilidades, ferramentas e técnicas. Devido ao ritmo rápido de crescimento das práticas ágeis, o limite garante que o conhecimento do profissional é atual.
    Voltar ao topo da página

Requisitos de Elegibilidade de Educação

  1. Como posso saber se um curso de métodos ágeis atende ao requisito de elegibilidade de educação?

    Reveja o conteúdo do Resumo do Conteúdo do Exame (ExaminationContentOutline)e compare-o ao conteúdo do curso. Apenas algumas horas na educação em métodos ágeis atenderãoaos requisitos de elegibilidade da certificação. Uma hora da educação é igual à uma hora de contato de elegibilidade educação.
    Voltar ao topo da página

  2. Onde posso encontrar cursos de gestão de projetos com métodos ágeis para atender os requisitos de elegibilidade de educação?

    Visite o CCRS (http://www.pmi.org/ccrs) para procurar atividades de educação na sua região.
    Voltar ao topo da página

  3. O curso de CertifiedScrumMaster® (CSM) da Scrum Allianceserve como requisito de elegibilidade de educação?

    Sim, os cursos de Scrum Alliance® qualificam-se para os requisitos de elegibilidade de educação. Apenas algumas horas de educação em gerenciamento de projetos utilizando métodos ágeis já atenderãoaos requisitos de elegibilidade de certificação. Uma hora da educação é igual à uma hora de contato de elegibilidade de educação.
    Voltar ao topo da página

  4. Eu ensino metodologias ágeis e/ou desenvolvi um curso para a educação em métodos ágeis. Como posso saber se os cursos são aplicáveis para o PMI-ACP®?

    Reveja o conteúdo do Resumo do Conteúdo do Exame (ExaminationContentOutline)para garantir que o conteúdo do curso é relevante para aqueles que buscam a certificação. Você também pode se tornar um Provedor Registrado de Educação (R.E.P.).
    Voltar ao topo da página

  5. Há algum livro que eu possa ler para estudar para o exame de certificação ágil do PMI?

    Você pode encontrar uma lista de referência de leitura sobre princípios e práticas ágeis emhttp://www.pmi.org/en/Certification/New-PMI-Agile-Certification.aspx.
    Voltar ao topo da página

Processo de Inscrição e Taxas

  1. Qual é a taxa de inscrição para o PMI-ACP®?

    Tipo de Exame

    Custo (dólaresamericanos)

    Teste em computador (CBT)

    Membro $435

    Nãomembro $495

    Reexame (CBT)

    Membro $335

    Nãomembro $395

    Renovação da Certificação

    Membro $90

    Nãomembro $130

    Voltar ao topo da página

  2. Após a conclusão da inscrição, quanto tempo tenho para realizar o exame?

    O candidato tem um ano para pagar a taxa de certificação e fazer o exame após o seu pedido seja aprovado. O tempo de um ano começa a contar a partir da sua inscrição ser aceita.
    Voltar ao topo da página

  3. Depois de me inscrever para a certificação, quanto tempo eu tenho para cumprir os requisitos de elegibilidade?

    Os candidatos devem preencher os requisitos de elegibilidade de educação antes de fazer o exame.
    Voltar ao topo da página

Expectativas sobre exame

  1. Onde o PMI oferece o exame de certificação?

    O PMI oferece o exame PMI-ACP® globalmente em centros de testes baseados em computador. Um candidato não pode agendar seu exame sem sua elegibilidade completada, até que a notificação seja recebida eo pagamento é processado.
    Voltar ao topo da página

  2. O exame estará disponível em várias línguas?

    O exame só está disponível em Inglês neste momento. O PMI está considerando a adição de traduções em uma data futura.
    Voltar ao topo da página

  3. Se eu não passar no exame, posso fazê-la novamente? Quando eu posso repetir o exame? Quantas vezes posso repetir o exame?

    As políticas de reexame são as mesmas que as demais certificações do PMI. Os candidatos têm três oportunidades para fazer o exame dentro de seu período de elegibilidade um ano. Cada novo exame requer um pagamento adicional.
    Voltar ao topo da página

  4. Quantas perguntas contém o exame?

    Há um total de 120 perguntas no exame. Das 120 perguntas, 20 são consideradas perguntas pré-teste. Perguntas pré-teste não afetam a pontuação e são utilizadas em exames como uma forma eficaz e legítima para testar a validade de questões de exame futuros. Todas as questões são colocadas aleatoriamente durante o exame.
    Voltar ao topo da página

  5. Quanto tempo tenho para completar o exame?

    O tempo para completar o exame é de três horas contínuas.
    Voltar ao topo da página

  6. O exame é focado em qualquer uma metodologia ágil? Por exemplo, se eu conheço bem Scrum, devo estudar XP ou TDD para passar no exame?

    O exame não é baseado em uma metodologia ágil específica. Reveja o Resumo do Conteúdo do Exame (ExaminationContentOutline)para saber mais sobre o conteúdo do exame.
    Voltar ao topo da página

  7. Como posso encontrar uma lista de centros de testes antes de me inscrever para a certificação?

    Existem vários centros de prova baseado em computador em todo o mundo. A lista de centros de testes está disponível em www.prometric.com/PMI. Os agentes de atendimento ao cliente podem procurar um local com base em sua localização.
    Voltar ao topo da página

Requisitos de Certificação Continuada (CCR)

  1. Quais são os Requisitos de Certificação Continuada (CCR) para esta certificação?

    Profissionais certificados PMI-ACP®são obrigados a ganhar 30 Unidades de Desenvolvimento Profissional (PDUs) em assuntos relacionados a métodos ágeis durante cada ciclo de renovação de três anos.
    Voltar ao topo da página

  2. Minhas PDUs de PMI-ACP® contam para a manutenção de outras certificações do PMI?

    Os 30 PDUs em assuntos de métodos ágeis também podem contar para a manutenção da certificação PMP® ou PgMP®. Se um profissional está fazendo aulas de gerenciamento de projetos, apenas as horas que dizem respeito a temas de métodos ágeis podem ser utilizadas para a PMI-ACP®.
    Voltar ao topo da página