Região

Quem são os Gerentes de Projeto?

São pessoas organizadas, apaixonadas e bem orientadas para um objetivo, que compreendem o que os projetos têm em comum e sabem do seu papel estratégico pela qual as organizações obtêm sucesso, aprendem e mudam.

Gerentes de projetos são agentes de mudanças: eles próprios estabelecem os objetivos de um projeto e usam usas habilidades e competência para inspirar um sentimento de propósito compartilhado dentro da equipe do projeto. Eles tiram proveito da adrenalina organizada de novos desafios e a responsabilidade de conduzir a resultados.

Eles trabalham bem sob pressão e se sentem confortáveis diante de mudanças e da complexidade de ambientes dinâmicos. Podem trocar rapidamente de um "grande cenário" para cenários mais simples, porém com detalhes mais, sabendo quando se concentrar em cada um deles.

Os gerentes de projetos cultivam as habilidades das pessoas para desenvolver confiança e comunicação entre todas as partes interessadas do projeto: seus patrocinadores, aqueles que farão uso dos resultados do projeto, aqueles que dispõem dos recursos necessários e os membros da equipe do projeto.

Eles têm um amplo e flexível conjunto de ferramentas de técnicas, convertendo atividades complexas e interdependentes em tarefas e sub-tarefas que são documentadas, monitoradas e controladas.  Eles adaptam sua abordagem para o contexto e as restrições de cada projeto, sabendo que "uma medida" pode caber em todas as variedades de projetos. E eles estão sempre melhorando  suas próprias habilidades e as de sua equipe por meio do exame das lições aprendidas na conclusão do projeto.

Gerentes de projetos são encontrados em todos os tipos de organizações – como funcionários, gerentes, contratantes e consultores independentes. Com experiência, eles podem tornar-se gerentes de programas (responsáveis por múltiplos projetos relacionados) ou gerente de portfólio (responsável pela seleção, priorização e alinhamento de projetos e programas com a estratégia da organização).

E eles estão em uma demanda mundial crescente. Por décadas, o ritmo da mudança tecnológica e econômica vem acelerando, organizações têm direcionando sua energia cada vez mais para projetos do que para operações de rotina.

Atualmente, executivos seniores e gerentes de RH reconhecem o gerenciamento de projetos como uma competência estratégica que é indispensável para o sucesso dos negócios. Eles sabem que profissionais credenciados e habilidosos estão entre seus recursos mais valiosos.

Links Rápidos