Região

Atividades do PMIEF no Brasil

Iniciativas da Fundação

A História de Débora Lia de Moraes:

Ensinar gerenciamento de Projetos pode mudar uma vida.

A ONG CDI (Comitê de Democratização da Informática) está sediada no Rio de Janeiro, Brasil. A missão do CDI é mobilizar as pessoas, transformar as comunidades e melhorar a qualidade de vida delas, através da tecnologia. CDI é recebeu mais de 60 prêmios, incluindo o reconhecimento do Banco Mundial, do Museu da Tecnologia e da UNESCO. O CDI começou a parceria com o PMIEF em 2011 para tratar de questões relacionadas com a pobreza através do ensino de tecnologia e do gerenciamento de projetos.

Em parceria com o PMIEF, o CDI começou a usar sua metodologia ao junto com o recurso do PMI chamado: “Habilidades de Gestão de Projetos para a Vida” em salas de aula do ensino secundário, em São Paulo. Voluntários do Capítulo do PMI de São Paulo, estão ativamente envolvidos em ensinar o material para mostrar aos alunos como usar os conceitos de gerenciamento de projetos, a fim de efetivamente tomar ações e resolver problemas. O PMIEF provê financiamento para apoiar o programa e traduzir o projeto “Habilidades de Gestão de Projetos para a Vida” para o Português Brasileiro.

Cursos anteriores têm se mostrado eficazes em capacitar os jovens para enfrentar os problemas diários em suas comunidades. Um exemplo é a forma como os jovens da região identificaram um problema com ratos em sua comunidade e, em seguida, verificou-se que o lixo era a fonte do problema. Eles então mobilizaram a comunidade para organizar um novo local e horário para a coleta do lixo, o problema com os ratos desapareceu.

Em 2011, a primeira doação do PMIEF ajudou o CDI a treinar 77 alunos em São Paulo e 19 no Rio. Em 2013, mais 45 alunos participaram do curso “Competências de Gestão de Projetos para a Vida”.

Veja o vídeo sobre o trabalho da ONG CDI