Região

Fundadores

Começou como um jantar no início de 1969 entre os três homens no Restaurante Three Threes, um pequeno local, situado a poucos quarteirões da Câmara Municipal, na Filadélfia, Pensilvânia, EUA. O jantar foi uma continuação de vários meses de discussões entre dois dos homens, Jim Snyder e Gordon Davis. Como resultado desta refeição, fora decidido que uma nova organização deveria ser formada para proporcionar um meio onde os gerentes de projeto poderiam se associar, compartilhar informações e discutir problemas comuns.

Discussões que se seguiram resultaram na primeira reunião formal no Georgia Institute of Technology em Atlanta, Georgia, EUA, em 09 de outubro de 1969. O subproduto desta reunião foi o nascimento do Project Management Institute. Pouco tempo depois, os documentos de formalização foram preenchidos na Pensilvânia, assinado por cinco pessoas, os quais são oficialmente reconhecidos como os fundadores do PMI - James Snyder, Eric Jenett, Gordon Davis, A.E. "Ned" Engman e Susan C. Gallagher.


James R. Snyder, PMI Fellow James R. Snyder, PMI Fellow

Sr. Snyder é um dos fundadores do Project Management Institute, membro honorário (Fellow) do Instituto, e atuou como voluntário nas posições de Diretor Executivo, Presidente e Presidente do Conselho. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Fundação Educacional do PMI (PMI Educational Foundation), Tesoureiro do Capítulo Delaware Valley, e um membro do Conselho Editorial de Revisão do Project Management Journal. Sr. Snyder, quem é informalmente referido como o "Pai do PMI" foi agraciado com a premiação PMI Man of the Year (Homem do Ano), e é um Membro Honorário Vitalício do Instituto. Ele também é membro fundador do Capítulo do PMI Delaware Valley e do Grupo de Interesse Específico em Farmacêutica (SIG). Sr. Snyder trabalhou como gerente de projeto para a construção da sede mundial do PMI em Newtown Square, Pennsylvania, EUA. O Centro de Conhecimento e Sabedoria em Gerenciamento de Projetos James R. Snyder, localizado no prédio principal do PMI, é nomeado em sua honra.


Eric's Jenett, PMI Fellow, PMP Eric Jenett, PMI Fellow, PMP (1923 – 2011)

O Sr. Jenett é o terceiro membro do PMI e o primeiro profissional certificado Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP®) e membro honorário do PMI. O Sr. Jenett foi presidente do PMI em 1971, presidente do conselho em 1972, e Secretário em 1975-1976. Como um membro fundador do Capítulo Houston, o Sr. Jenett foi homenageado pelo PMI em 1975 por sua distinta contribuição ao Instituto. Ele apresentou em inúmeros Seminários e Simpósios do PMI, participou em uma série de painéis e teve uma grande variedade de artigos publicados na Project Management Quarterly, o que mais tarde tornou-se Project Management Journal. Ele ainda escreveu mais de 30 publicações sobre gerenciamento de projetos.


J. Gordon Davis, PhD, PMI Fellow J. Gordon Davis, PhD, PMI Fellow

Dr. Davis é o membro número quatro do PMI e foi vice-presidente do Instituto. Ele efetivamente serviu ao PMI em muitas funções, incluindo, especialmente, a coordenação das primeiras atividades acadêmicas do Instituto, e recebeu praticamente todas as honras e títulos concedidos pela associação, incluindo a de membro honorário (Fellow) do PMI. Seu interesse em ajudar a criar o PMI era fornecer um fórum para discutir os conceitos emergentes e práticas no campo, e para identificar uma profissão de gerenciamento de projeto que não fora até então percebida como uma profissão. O Dr. Davis continua desafiando os membros do PMI na construção do profissionalismo em gerenciamento de projetos com foco nos aspectos multi-disciplinares da gestão de projetos. Estes desempenham um papel vital em levar projetos de todos os tamanhos a uma conclusão bem sucedida.


E.A. E.A. "Ned" Engman

Em 29 de janeiro de 1968 o Sr. Engman enviou para cinco pessoas: James Snyder da SmithKline and French; Dr. J. Gordon Davis da Georgia Tech University, John King da AT &T; Russ Archibald da Booz, Allen & Hamilton, e Eric Jenett de Brown & Root, uma carta os convidando para formar uma organização chamada "gerenciamento de projetos". Na época, o Sr. Engman era Representante Nacional de Marketing da CPM baseado em Houston para McDonnell Automation Company, hoje McDonnell Douglas Corporation. O convite para se reunir foi o resultado de discussões individuais por volta no início de 1967, entre o Sr. Engman e vários interessados, os quais ele tinha feito negócio vendendo o McAUTO CPM e outros pacotes de software e serviços. Foi a própria natureza do seu papel com a McDonnell que alimentou o forte interesse do Mr. Engman no desenvolvimento do gerenciamento de projetos.

O convite resultou em uma reunião no início de 1968, em New Orleans, Louisiana, EUA, para formar uma "organização de gerenciamento de projetos.".


Susan Gallagher Susan Gallagher

Sra. Gallagher trabalhou em gerenciamento de projetos com o colega fundador James Snyder na SmithKline and French Laboratories, na Filadélfia, Pensilvânia, EUA. Ela participou da reunião de 1969 em Atlanta, Georgia, EUA, com os cinco fundadores originais e um administrador com o objetivo de estruturar o PMI. Neste ato, estes nomearam-se para diversos cargos na nova organização. Ela serviu ao Instituto como Tesoureira, Vice-Presidente de Serviços Técnicos, Diretora do Conselho e apresentou muitos trabalhos nas reuniões anuais de membros. Junto com seus companheiros fundadores, o objetivo da Sra. Gallagher foi reunir pessoas de todas as áreas do gerenciamento de projetos para aprender, partilhar e promover a profissão. Após mudar-se para Chicago, Illinois, EUA, Sra. Gallagher permaneceu ativa no Capítulo Centro-Oeste do PMI e seu trabalho foi de excepcional importância na orquestração dos Seminários & Simpósios de PMI 1977.